Quais são os negócios que mais precisam de cibersegurança

Fonte: https://www.contadores.cnt.br/noticias/artigos/2022/10/11/quais-sao-os-negocios-que-mais-precisam-de-ciberseguranca.html

Com o desenvolvimento da tecnologia, os negócios passaram a mudar a forma de operar. No entanto, os crimes cibernéticos também aumentaram, e é preciso investir na segurança de dados e sistemas para evitar maiores dores de cabeça. A pandemia fez com que muitas pessoas tivessem que trabalhar de forma remota, e as empresas tiveram também que se adequar a essa realidade, inclusive a segurança virtual.

Mesmo as pequenas e médias empresas precisam identificar o risco que correm e tomar iniciativas para manter seus dados e de seus clientes em segurança. É preciso identificar os equipamentos e dispositivos conectados à internet e entender como deve ser feito o armazenamento de informações confidenciais.

Os pequenos e médios negócios são também bastante visados, através de malwares e phishing. O melhor é criar estratégias de prevenção e treinar a equipe para que os dados continuem seguros. Faz-se necessário pensar em possibilidades de ciberataques antes que eles aconteçam.

Empresas do ramo da saúde precisam estar muito atentas, já que lidam com alta quantidade de dados confidenciais. Dados de pacientes expostos podem lesar a reputação da empresa. Os negócios dessa área procuram cada vez mais a criptografia de dados para manter as informações seguras.

As instituições financeiras são as que mais investem em segurança de suas tecnologias, já que muito dinheiro está em risco com ataques cibernéticos. Essa é uma prioridade, sendo que as operações digitais passaram a ser a maioria das transações para grande parte da população.

Com a busca por profissionais especialistas em segurança online, deve aumentar o número de vagas de emprego em SP e em outros polos econômicos do país. Esses profissionais podem ajudar a proteger as empresas de ataques cibernéticos e ainda treinar os funcionários para evitar cair em golpes que desafiam a segurança.

As empresas podem também tomar iniciativas simples para manter a segurança de seus equipamentos, como atualizar os sistemas operacionais dos computadores e seus softwares. Isso evita que os dispositivos fiquem mais vulneráveis a ataques cibernéticos.

Também é possível investir em plataformas que protegem os dados. Elas conseguem simular ataques de hackers e entender falhas que podem acontecer. Com isso, a empresa estará mais protegida contra ataques cibernéticos. As vulnerabilidades podem ser reconhecidas de antemão e trabalhadas antes que qualquer problema aconteça.

É sempre útil reavaliar as proteções que a empresa estabelece. As tecnologias estão mudando em alta velocidade e assim também as estratégias para novos ataques cibernéticos. Assim, é preciso fazer um trabalho continuado e treinamento de funcionários constante para manter a segurança em dia.

Dinâmica Contábil © 2024 - Todos os direitos reservados
off