O Objetivo deste Abaixo Assinado é promover a aprovação das Sugestões apontadas em Audiência Pública realizada em 09/05/2019 no Anexo II, Plenário 05 em Brasília que tratou dos "Impactos da implantação do sistema eSocial na Economia Brasileira" contando com a participação de Sérgio Contente – Presidente da Contmatic Phoenix.
Clique no link e assine o abaixo assiando: https://www.change.org/p/projeto-de-simplifica%C3%A7%C3%A3o-do-esocial?recruiter=959529370&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition
Assista o Vídeo da Audiência: https://www.youtube.com/watch?v=IdqygvkmB2Y
1. Prazo para Adaptação
Durante o Período de 12 meses permitirem que o contribuinte escolha a Forma de Recolhimento do FGTS e do INSS desde que, respeitem o prazo de Pagamento das Obrigações.
Se o Contribuinte gerar os Impostos já pelo sistema do eSocial, o prazo de entrega do Evento S-1299 deverá continuar a ser no dia 07 do mês subsequente e as obrigações passam a ser entregues pela DCTFWeb tornando-os desobrigado a entregar as antigas Declarações (Sefip, Gfip, GPS, Rais, Dirf e outros).
Para os Contribuintes que optarem em entregar os Impostos via método antigo (Sefip, Gfip, GPS, Rais, Dirf e outros) o prazo de envio do S-1299 passa até o dia 30 do Mês Subsequente.
2. Relatório de Validações no e-CAC
Para os Contribuintes que ainda não entraram por completo no eSocial, reduzir as validações e publicar no e-CAC os erros declaratórios que atualmente impedem o envio dos Eventos no eSocial, permitindo que o Contribuinte possa analisar a listagem de inconsistências e ajustá-las dentro do período de 30 dias sem multas.
3. Prorrogação de Prazo das Empresas do Simples
Prorrogar o ingresso das Empresas do Simples na entrega da 3ª fase (Folha de Pagamento) enquanto o Governo não Publicar o Projeto de Simplificação do eSocial, caso o Governo queira mesmo simplificar.
4. Multas no Período de Transição
Durante o período de Transição do eSocial anistiar as Multas por atraso do envio dos eventos ou erros declaratórios.