Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/receita-federal-manda-contribuinte-rezar-para-processo-dar-certo/
Vários serviços públicos estão sendo digitalizados, a fim de garantir agilidade e, principalmente, a melhoria no atendimento ao contribuinte.
No entanto, essa proximidade com os órgãos públicos, que é garantida pela tecnologia, tem levantado questões relacionadas ao despreparo quanto à forma de orientação para resolver suas demandas.
É o caso de um contribuinte que foi orientado pela Receita Federal a “rezar” para que seu processo fosse analisado dentro do prazo.
Chegou até nossa redação informações de que o contribuinte precisou abrir um processo referente a um REDARF, que se trata de um documento utilizado pelo contribuinte faça pedidos de retificação de erros, por ele cometidos, no preenchimento de DARF/ DARF.
Então, após “rezar” para que seu processo fosse analisado e houvesse o deferimento do processo, o contribuinte deveria retornar ao atendimento por chat para dar continuidade na resolução do seu problema.
Sendo assim, é importante destacar que costumamos noticiar através de nossos canais, os vários serviços que são oferecidos aos cidadãos, incluindo os benefícios de obter atendimento virtual.
Mas, também é necessário que é a Receita Federal oriente o contribuinte de forma adequada aos serviços que estão sendo oferecidos, visto que isso proporciona um sentimento de segurança ao contribuinte.
Por outro lado, ao mandar que o contribuinte reze para ter seu pedido atendido, causa a impressão de que o problema não será solucionado. Por conta disso, temos uma imagem de ineficiência no serviço que é oferecido pelo órgão.
Vale ressaltar que essa situação está comprovada através de prints das mensagens que foram enviadas, além das respostas que foram dadas pela Receita Federal.