Fonte: https://www.contadores.cnt.br/noticias/empresariais/2021/10/21/auditoria-o-que-e-esse-processo-tipos-e-quando-deve-ser-feita.html
Uma empresa, seja ela grande ou pequena, precisa saber como seus processos internos são executados.
A auditoria é uma ferramenta importante para melhorar a gestão de qualquer empresa, existem muitos tipos de auditorias vigentes e necessárias que devem ser realizadas. Por isso, os gerentes precisam conhecê-los e entendê-los para que possam realizar essa tarefa da forma mais eficiente possível.
Uma empresa, seja ela grande ou pequena, precisa saber como seus processos internos são executados. A auditoria é responsável por avaliar se as atividades realizadas pela organização atendem aos parâmetros pré-planejados e estabelecidos.
No entanto, muitas empresas não conseguem afirmar se todo o processo do modelo de negócios é realizado de acordo com os parâmetros definidos pela gestão e pelo conselho de administração.
Pensando nisso, neste artigo explicaremos o que é auditoria, quando ela deve ocorrer e os seus principais tipos. Além de apresentar alguns modelos e dicas de como preparar a empresa para realizar um processo de auditoria. Veja os tópicos que abordaremos a seguir:
- O que é uma auditoria?
- Quando deve ocorrer uma auditoria empresarial?
- Qual a importância de uma auditoria?
- Tipos de auditoria
- Modelos de auditoria
- Dicas de como preparar a empresa para a auditoria
- O que é uma auditoria?
As empresas precisam cada vez mais tomar medidas eficazes para cumprir as normas brasileiras de contabilidade. Isso significa atuar na gestão financeira e contábil da empresa, o que exige muito cuidado para evitar problemas com fiscalização.
A auditoria é um procedimento cujo objetivo é verificar cuidadosamente a documentação da empresa para averiguar se as informações estão corretas e se são necessárias alterações ou correções.
Os contadores já têm a prática tradicional de verificação de documentos, registros e verificação cruzada de dados. Portanto, verificar a performance das operações contábeis através de documentos e cruzar dados para investigar inconsistências é o processo básico de auditoria.
Quando uma empresa tem um bom contador responsável por analisar cada detalhe de seus resultados, ela eventualmente dará mais um passo para o sucesso.
Quando deve ocorrer uma auditoria empresarial?
É preciso se livrar da convicção de que uma auditoria só é necessária quando as coisas não vão bem – porque ela deve ser feita quando está tudo bem, quando tudo está em perfeitas condições, pois isso pode garantir a ordem nos negócios a longo prazo.
Quanto maior a empresa, mais provável é que os pontos-chave exijam auditorias completas e frequentes – isso pode ser feito por especialistas internos qualificados ou consultores externos.
Para determinar se sua empresa precisa de uma auditoria, considere se as informações em uma área específica são suficientemente transparentes, claras e seguras. Se não, definitivamente indica a necessidade de uma análise aprofundada.
Outra orientação muito importante é conversar com os funcionários. Eles sabem melhor do que ninguém se os processos são seguidos e se os requisitos burocráticos e legais são cumpridos. Portanto, comece uma conversa.
Obrigação legal x Prevenção
Uma auditoria é uma inspeção das demonstrações financeiras da empresa preparadas por profissionais de contabilidade. O processo é feito conforme as normas brasileiras e internacionais de auditoria e é aplicável às finanças, documentação, transações e procedimentos adotados pela entidade ou projeto.
O objetivo da auditoria é garantir a autenticidade dos registros, fornecer credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios de gestão e identificar defeitos no sistema de controle interno e no sistema financeiro e fazer recomendações para melhorias.
Conforme declarado no Artigo 11.638, Artigo 3, as grandes organizações devem realizar auditorias:
Art. 3º. Aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários.
Parágrafo único. Considera-se de grande porte, para os fins exclusivos desta Lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).
No entanto, conforme mencionado anteriormente neste artigo, a auditoria não é adequada apenas para grandes empresas que devem cumprir os regulamentos, mas também para empresas que desejam compreender a execução de seus processos internos e garantir uma boa gestão.
Quais seus objetivos?
Em suma, o foco da auditoria é melhorar e atestar a confiabilidade das informações e procedimentos gerados dentro da empresa.
O procedimento de auditoria, participa do processo que visa buscar a eficiência operacional, além de demonstrar a conformidade com os registros e processos contábeis, e garantir a credibilidade dos valores implementados pela empresa.
Além da credibilidade, também podem ser verificados os defeitos e a efetividade de todos os processos executados na organização. Embora essa abordagem não seja adotada na maioria das empresas, é extremamente importante adotá-la.
Qual a importância de uma auditoria?
A auditoria representa uma ferramenta de gestão com significado estratégico no comando do processo e na
preservação da regularidade das atividades organizacionais. Portanto, sua aplicação permite aos gestores identificar os riscos que as empresas podem enfrentar, eliminá-los e buscar a qualidade global dos serviços prestados ou dos produtos desenvolvidos.
Além de prevenir fraudes e planejamentos que possam ocorrer dentro da empresa, as auditorias também podem ajudar a melhorar a segurança jurídica e operacional e aumentar a confiança de funcionários, fornecedores, investidores, parceiros e clientes.
Por isso é um programa que contribui para o desenvolvimento saudável da empresa, pois ajuda a identificar lacunas e possíveis correções.
Portanto, em geral, a auditoria é um mecanismo interessante que pode melhorar a forma como as empresas gerenciam recursos, formulam planos e otimizam estratégias, proporcionam maior segurança, transparência e oferecem oportunidades de crescimento dos negócios.
Tipos de auditoria
Existem muitos tipos de auditoria, portanto,veja cada uma para entender qual deve ser solicitada quando necessário. Confira!
Auditoria financeira e contábil
Esta forma de auditoria é responsável pela análise de documentos contábeis e verificação se as demonstrações financeiras (balanço patrimonial, fluxo de caixa e resultados anuais) estão em equilíbrio com o patrimônio da empresa auditada, assim como sua situação econômica e financeira.
De maneira geral, as auditorias contábeis são responsáveis por identificar erros de gestão, ajustar os processos contábeis de acordo com os padrões internacionais e auxiliar no cumprimento da legislação tributária.
Por outro lado, a auditoria financeira verifica a aplicação de recursos e o domínio do caixa da organização. Em geral, está comprometido com o cumprimento da legislação tributária relacionada ao momento financeiro da empresa, dificultando o desvio de contas a receber e supervisionando o controle interno do setor financeiro.
Consequentemente, a principal diferença entre os dois é que a contábil enfatiza as demonstrações financeiras e a situação financeira da empresa, ao passo que a financeira se concentra no fluxo de caixa.
Auditoria de compliance
Compliance é a conformidade com diretrizes e padrões. Dito isso, inclui legislação, padrões regulatórios, decisões de supervisão, melhores práticas e outros paradigmas estabelecidos.
Portanto, os gestores devem atuar em todos os níveis da empresa para garantir a conformidade entre os funcionários. Porque a falta desse controle e supervisão adequada pode levar a violações das regras, erros graves, de códigos de conduta a fraudes.
As auditorias de compliance são, portanto, projetadas para estabelecer procedimentos e atividades diárias, ações e treinamento. Para que a equipe entenda a maneira correta de realizar todas as tarefas exclusivas de cada função.